Faltando quase um mês para o Círio de Nazaré, o Fiscaliza Belém, programa municipal de combate a crimes ambientais, vai intensificar a fiscalização de atos criminosos dessa natureza, principalmente o descarte irregular de lixo, nas vias que integram o percurso do Círio e redondezas.
Junto com representantes da Diretoria da Festa, os agentes do programa Fiscaliza Belém estão realizando vistorias no roteiro do Círio para identificar possíveis áreas de descarte irregular de lixo e entulho. Ao final desse mapeamento, a Ciclus Amazônia, empresa que administra a coleta de resíduos em Belém, deve iniciar o trabalho de coleta do material.
Após a identificação dos pontos críticos, os agentes do Fiscaliza Belém irão realizar um trabalho de monitoramento permanente para que o ato delituoso não volte a ocorrer e, caso ocorra, possam identificar os infratores e tomar as providências cabíveis.
Balanço semanal
Somente de 2 a 7 de setembro, o Fiscaliza Belém já aplicou duas notificações via Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), por obstrução do passeio público com o descarte irregular de lixo; e multa infracional aplicada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a uma pessoa flagrada descartando lixo irregularmente na cidade. Na semana passada o Fiscaliza Belém desarticulou dois pontos críticos de descarte irregular de lixo na cidade.
Fiscaliza Belém
Criado em agosto deste ano, o programa de combate a crimes ambientais da Prefeitura de Belém é composto por representantes de diversos órgãos municipais que atuam 24 horas por dia no combate a práticas de atos delituosos contra o meio ambiente na capital paraense. Integram o Fiscaliza Belém agentes das Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan), Meio Ambiente (Semma) e Urbanismo (Seurb) além da Guarda Municipal , Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Agências Distritais.
A população de Belém pode contribuir com o Fiscaliza Belém realizando denúncias de crimes ambientais para o Disque Denúncia da Guarda Municipal de Belém, que atende no número 153 todos os dias. Em breve a Prefeitura também vai disponibilizar um aplicativo do Fiscaliza Belém para celulares, com o objetivo de oferecer mais um canal de denúncia da população.