Brasil é o país com mais locais reconhecidos como Patrimônios Mundiais pela Unesco na América do Sul. Esses lugares são considerados de valor universal excepcional, e devem ser protegidos e preservados para as gerações futuras.
Atualmente, o país possui 24 patrimônios no total, distribuídos em vários cantos do território. 15 deles são culturais, como é o caso da nossa Belém, que em 2015 foi reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia, isso graças a pratos como pato no tucupi, maniçoba e tacacá deram fama à gastronomia local, assim como sucos, doces e sorvetes feitos com frutas amazônicas, como açaí, cupuaçu, bacuri e muitas outras delícias da nossa região.
No Brasil, há também 7 locais listados como patrimônios naturais, como o Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Nacional de Fernando de Noronha. Além disso, o Brasil possui 2 patrimônios mistos, que combinam valor cultural e natural, como o Sítio Roberto Burle Marx, no Rio de Janeiro.
A lista da Unesco é atualizada periodicamente, e a mais recente ocorreu em julho de 2024. No total, há 1.223 Patrimônios Mundiais, distribuídos em 168 países. Nessa última atualização, os Lençóis Maranhenses foram reconhecidos como Patrimônio Natural da Humanidade.
Créditos: Agência Brasil