
Milhares de devotos participaram do Círio de Nazaré em Belém
Neste domingo, 08, as ruas de Belém ficaram ainda mais animadas por conta da tradicional procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré que ocorrem todos os anos no segundo domingo de outubro.
O evento de número 231 começou bem cedo, às 6h, com uma missa realizada na Catedral Metropolitana de Belém, na Cidade Velha. Em seguida, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorreu os 3,6 kms até a Praça do Santuário, no bairro de Nazaré, onde a procissão acabou perto do meio-dia.
Segundo os organizadores da procissão, e do governo do Pará, cerca de 2 milhões de pessoas participaram do Círio, este que é considerado o maior evento religioso do Brasil e um dos maiores do mundo.

Há mais de 200 anos, a procissão do Círio de Nazaré leva multidões às ruas da capital paraense, que recebem romeiros de todos os lugares do Brasil, que vão pagar promessas à Nossa Senhora de Nazaré.
A procissão de domingo é a última de uma série de manifestações religiosas que começam várias semanas, contudo a abertura oficial das festividades iniciaram na última terça-feira (3).
Uma das principais homenagens ocorrem nos dias próximos ao domingo do Círio, no caso, na sexta-feira e no sábado, quando a imagem peregrina realiza a romaria rodoviária pelos municípios de Ananideua e Marituba, na Região Metropolitana de Belém, e em seguinda faz percurso fluvial pela Baía do Guarajá, partindo do distrito de Icoaraci até o centro de Belém.
Na noite de sábado, ocorreu a Trasladação, que é a procissão que faz o caminho inverso do Círio onde estima-se que participação cerca de 1,5 milhão de fiéis.

Ainda na noite de sábado, após a Trasladação, acontece a parte profana da festividade, a famosa e indispensável Festa da Chiquita, que esse ano está na 46ª edição. A festa é uma manifestação cultural recheada de muita diversidade e alegria, no entanto, não faz parte do calendário oficial do Círio.
Sobretudo, o momento mais emocionante do Círio é no domingo, quando acontece a peregrinação com uma dos principais símbolos da celebração, a corda do Círio que é carregada pelos devotos junto com a imagem de Nossa Senhora. Este ano, pela primeira vez, a corda foi fabricada por agricultores paraenses.
Conhecido carinhosamente como o “Natal dos Paraenses”, o Círio de Nazaré foi reconhecido com Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan desde 2004 e também recebeu o título de Patrimônio Imaterial pela Unesco em 2013.
Com informações de Agência Pará